Chegou o “Imissa”! O aplicativo para os ciberfiéis

Vatican Insider

Há os ícones estilizados que ajudam o fiel a saber quando deve se levantar ou quando deve se sentar. Ou, por que não, a missa em 3D. E ainda: as seleções das orações ou a explicação dos sacramentos. Esses são apenas alguns exemplos da iMissa, o aplicativo móvel que permite que você siga a celebração eucarística em seu smartphone ouiPad.

O objetivo do aplicativo é justamente o de chegar aos fiéis em todas as partes do mundo e entregar em suas mãos um instrumento para a compreensão e o aprofundamento do rito da Santa Missa. Essa ideia é o desafio lançado pelo padre José Pedro Manglano Castellary e da sua associação Showing Christianism, que a criatividade de uma empresa como a Neos Spa tornou possível e por fim realizou. O texto, redigido pelo Pe. Manglano, foi desenvolvido para os dispositivos móveis graças à plataforma aplicativa dinâmica mobc3.

O aplicativo iMissa ilustra e permite aprofundar cada momento da missa. É possível, de modo simples e intuitivo, consultar leituras, salmos e passagens do Evangelho em tempo real, diretamente do iPhone ou do iPad, e, em pouco tempo, de um dispositivo Android.

Da home, acessa-se diretamente o Evangelho, Leituras, Salmos, Comentários e Santo de todos os dias. São diversos os percursos sugeridos. A seção Missa do Dia oferece a liturgia celebrada em sua totalidade, sem interrupções.

Na seção Missa, um passo de cada vez, ao contrário, a liturgia é explicada em cada um de seus momentos: dos ritos iniciais até à conclusão.

Na seção Preparação, acessa-se a uma série de aprofundamentos que ajudam a se aproximar do sentido profundo da liturgia, incluindo a Missa em 3D: um guia ilustrado para facilitar a compreensão da missa.

Em Agradecer, estão reunidas diversas orações, como, por exemplo, as do Papa Bento XVI. Em Outros Sacramentos, um aprofundamento do sentido dos diversos sacramentos e também uma rica seleção de orações: do Pai Nosso à Ave Maria, passando pela Via Sacra à recitação do Rosário.

Não faltam os ícones estilizados, que ajudam o usuário a entender o rito através das imagens, por exemplo, mantendo o comportamento exigido em um momento particular da liturgia (de pé, sentado etc.).

O iMissa está disponível em nada menos do que cinco línguas diferentes, incluindo o latim (a língua oficial da Santa Sé).

http://www.comshalom.org/blog/carmadelio/

Anúncios

Caro leitor, peço que seu comentário seja sempre em relação à publicação. Obrigado!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s